domingo, 31 de julho de 2016

Internet/Intranet/Extranet- Qual a diferença?


Todas as redes interconectadas formam a Internet.  Por meio de fios de telefone, cabos de fibra ótica, transmissões sem fio e links de satélite, os usuários da Internet podem trocar informações de várias formas; cooperando entre si para trocar informações usando padrões comuns.
O termo internet (com “i” minúsculo) é usado para descrever várias redes interconectadas. Quando falamos do sistema global de redes de computadores interconectados ou da Web, é usado o termo Internet (com “I” maiúsculo). 

Fonte Imagem: Cisco Networking Academy


Intranet é uma conexão privada de LANs e WANs que pertence a uma organização, sendo criada para ser acessível somente a partir de membros da empresa, funcionários ou outros com autorização. Podemos dizer que as intranets são uma Internet acessível somente dentro da sua organização. As organizações podem publicar páginas Web em uma intranet sobre eventos internos, políticas de saúde e segurança, anúncios da equipe; enfim tudo o que diz respeito àquela empresa. Por exemplo, as escolas podem ter intranets que incluem informações sobre horários das aulas, currículo online e fóruns de discussão. 
Além das vantagens já citadas, esse tipo de rede permite uma maior facilidade e rapidez no acesso a informações.  Porém, configurar uma intranet tem um custo, tanto de hardware, quanto de software e treinamento da equipe para garantir que os trabalhadores saibam como usar o sistema de forma eficaz. Além disso a infeção de vírus nos computadores conectados à mesma rede espalha-se, prejudicando os dados da empresa. Outra desvantagem é que seus aplicativos de colaboração, dificilmente serão tão poderosos quanto os oferecidos pelos programas para grupos de trabalho tradicionais. 

Além da Internet e da Intranet, temos também a chamada Extranet
Uma organização pode usar uma extranet para fornecer acesso seguro e confiável para pessoas que trabalham em diferentes organizações, mas necessitam de dados da empresa. Exemplos de extranet incluem:
Uma empresa que fornece acesso aos fornecedores/empreiteiros externos.
Um hospital que oferece um sistema de agendamento para médicos, de modo que eles possam marcar consultas para seus pacientes.
Um escritório local de educação que fornece informações de orçamento e de funcionários a escolas em seu distrito.

Fonte Imagem: Cisco Networking Academy



Amiguinhos, qualquer dúvida ou sugestão comentem! :)



Fontes:
Cisco Networking Academy
http://ptcomputador.com/Networking/local-networks/71644.html


quarta-feira, 27 de julho de 2016

Você sabe o que é DENTE AZUL?


Você sabe o que é DENTE AZUL?









 






Provavelmente você deve ter chutado uma dessas opções. Você pode até achar que está certo, jovem padawan. Mas não dessa vez……

No mundo geek, dente azul não é nenhuma dessas coisas. Pense por outra ótica que você irá entender. Pense em outra língua, pois em inglês dente = tooth e azul = blue. Inverta as coisas e agora você estará no caminho da força.


Mas porque Bluetooth?


Você já deve ter ouvido falar do bluetooth e provavelmente já ter usado ele diversas vezes, mas aposto que você nunca se perguntou porque ele tem esse nome.

Esse nome vem de um rei da Dinamarca do século 10, Harald Blåtand (Bluetooth, em inglês) que foi responsável por unir facções que hoje formam os países da Noruega, Suécia e Dinamarca.



Harald Blatand (http://www.ancientpages.com/2015/10/10/legendary-harald-bluetooth-king-of-denmark-who-made-the-danes-christian/)


 A principal funcionalidade do Bluetooth é permitir a transmissão de dados e arquivos de maneira rápida e segura através de diversos tipos de dispositivos.

Uma outra referência ao rei Harald Blåtand está no símbolo utilizado para representar essa tecnologia. O “B” é na verdade a junção de duas runas nórdicas (Hagall e Berkanan) que representam as letras H e B no nosso alfabeto.




Hagall e Berkanan (http://haraldgormssonbluetooth.weebly.com/nickname.html)


Agora você sabe que o seu celular tem um rei nele.

Nos próximos posts sobre Bluetooth vamos entender sobre como funciona esse processo de transmissão, as diferentes versões do Bluetooh e também as funcionalidades. Vamos ver também as novidades sobre ele.

Referências





quinta-feira, 21 de julho de 2016

Wireless e seus protocolos de redes




        Esse blog tem como objetivo introduzir os conceitos dos protocolos de redes wireless, que serão citados em blogs posteriores, bem como, relacionados à: Bluetooth, Wi-Fi, Wifi, Wigig, etc.

        O crescimento nas telecomunicações e da necessidade das pessoas se manterem informadas/conectadas, vem motivando cada vez mais o avanço nas redes sem fio. Em conjunto com a informática as redes wireless tem como objetivo atender as necessidades, tais como: serviços celulares, redes sem fio, transmissões de dados via satélite, etc.

 O que são?

        Wireless são redes que utilizam o ar para transmissão de dados ao invés de fios, realizando isto através de raios infravermelho, rádio, microondas ou laser.

        Assim como as redes de ethernet, as redes wireless podem ser de dois tipos: LAN e WLAN. Wireless do tipo WAN e WWAN baseia-se principalmente nas redes de telefonia. (As definições de LAN, WAN, PAN, etc, estão no blog clique aqui para ver).

 Protocolos de redes wireless 

  •   802.11
        A família 802.11 (802.11a, 802.11b e 802.11g) é conhecida por muitos como Wi-Fi, a principal tecnologia utilizada na construção de redes sem fio de baixo custo. (1997)
  •   802.16
       Também conhecido como WiMax, os equipamentos que suportam WiMax ainda estão sendo introduzidos no mercado, isso somado com ao preço são as razões da sua impopularidade. (2001)

  • 802.11b
      Em 1999, foi lançada uma atualização do padrão 802.11 que recebeu o nome 802.11bA principal característica desta versão é a possibilidade de estabelecer conexões nas seguintes velocidades de transmissão: 1 Mb/s, 2 Mb/s, 5,5 Mb/s e 11 Mb/s. O intervalo de frequências é o mesmo utilizado pelo 802.11 original (entre 2,4 GHz e 2,4835 GHz).
  • 802.11a
     O padrão 802.11a foi lançado em 1999. Sua principal característica é a possibilidade de operar com taxas de transmissão de dados no seguintes valores: 6 Mb/s, 9 Mb/s, 12 Mb/s, 18 Mb/s, 24 Mb/s, 36 Mb/s, 48 Mb/s e 54 Mb/s. O alcance geográfico de sua transmissão é de cerca de 50 metros. A sua frequência de operação é 5 GHz, com canais de 20 MHz dentro desta faixa.
  • 802.11g
       Lançado em 2003 e tido como o sucessor da versão 802.11b, uma vez que é totalmente compatível com este. E pode trabalhar com transmissão de até 54 Mb/s, assim como o 802.11a. Operando com frequências na faixa de 2,4 GHz (canais de 20 MHz), e possuindo praticamente mesma cobertura do seu antecessor, 802.11b.
  • 802.11n
      Finalizado em 2009 o 802.11n veio para suceder o 802.11g. A utilização da combinação de várias vias de transmissão (antenas), torna-o capaz de aumentar consideravelmente as taxas de transferência de dados, com transmissões na faixa de 300Mb/s podendo atingir até 600Mb/s. padrão 802.11n pode trabalhar com as faixas de 2,4 GHz e 5 GHz.
  • 802.11ac
       Também conhecido como 5G WiFi, lançado em 2015, o 802.11ac  tem velocidade de 433Mb/s em seu modo mais simples, podendo chegar até 6Gb/s no modo avançado conectando-se a várias vias de transmissão (antenas), sendo no máximo 8. O 802.11ac trabalha na frequência de 5 GHz com canais de 80 MHz e 160 MHz (Opcional).

Referências:
http://wndw.net/pdf/wndw-pt/wndw-pt-ebook.pdf
http://www.infowester.com/wifi.php
http://teltecsolutions.com.br/mundo/2015-sera-o-ano-da-802-11ac-entenda-por-que/

terça-feira, 12 de julho de 2016

Conceitos Iniciais - LAN, WAN, MAN e PAN


O caminho que a mensagem precisa percorrer partindo da origem até o seu destino pode ser simples, como um cabo conectado entre dois computadores. Mas o caminho também pode ser complexo em uma rede que literalmente atravessa o globo. Esta infraestrutura de rede provê o canal sobre o qual nossas comunicações podem ocorrer.

Infraestruturas de rede podem ser classificadas a partir das suas seguintes características:
•   Tamanho da área coberta
•   Número de usuários conectados
•   Número e tipos de serviços disponíveis


TIPOS DE REDES

•     Local Area Network (LAN) – em português Rede local, é a infraestrutura de rede que proporciona acesso a usuários e dispositivos finais em uma pequena área geográfica como dentro de uma casa, uma empresa ou uma escola. Pode ser administrada por uma única organização ou pessoa;


             Fonte: Cisco Networking Academy
Fonte Imagem: Cisco Networking Academy

•    Wide Area Network (WAN) – em português Rede de longa distância, é a infraestrutura que fornece acesso a outras redes em uma grande área geográfica. Geralmente são administradas por provedores de serviços ou de provedores de Internet. A própria Internet é uma WAN;

Fonte: Cisco Networking Academy
 Fonte Imagem: Cisco Networking Academy

As WANS interconectam as LANS em grandes áreas geográficas, dentro de cidades, estados, países ou até mesmo continente.

                             Fonte: Cisco Networking Academy
                                                                       Fonte Imagem: Cisco Networking Academy

•  Metropolitan  Area Network (MAN) – A Rede metropolitana é uma infraestrutura de rede que abrange uma área física maior que uma LAN (interligando estas), porém menor que uma WAN. Por exemplo, a MAN pode conectar redes locais em uma empresa que tem duas filiais em locais diferentes de uma mesma cidade;

http://fabrica.ms.senac.br/wp-content/uploads/2013/07/MAN.jpg

    Fonte Imagem: http://fabrica.ms.senac.br/wp-content/uploads/2013/07/MAN.jpg

•   Personal Area Network (PAN) – temos a Rede de Área Pessoal para uma área de pequenas distancias, ligando recursos ao longo de um ambiente limitado. Exemplo: redes Bluetooth e UWB.

                           

                                                     Fonte Imagem: http://www.conceptdraw.com/How-To-Guide/picture/personal-area-network.png


Fontes:
   Cisco Networking Academy
 http://corporate.canaltech.com.br/o-que-e/infra/lan-wlan-man-wan-pan-conheca-os-principais-tipos-de-redes/
  http://br.ccm.net/contents/259-tipos-de-redes 

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Welcome to the Darkside!



Sejam bem-vindos ao nosso blog, o Imperial System.

Vamos explorar o lado negro (e o caminho jedi também) das Redes de Computadores (LAN, WAN, MAN, PAN, Intranet e Internet), as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) como Wi-Fi, Wi-Max, Bluetooth, 3G e 4G, RFID, GPS, VoIP, HDTV e Redes de Alta Velocidade.


Venha conhecer este mundo,  jovem Padawan!

"Your lack of faith is disturbing!"