domingo, 4 de setembro de 2016

A Largura da Banda



Continua reclamando que sua internet é lenta? Acompanhe agora de forma enxuta e breve o da evolução do conceito de rede de alta velocidade.

 
Inicialmente, banda larga era o nome usado para definir velocidades de conexão acima da velocidade dos modems analógicos (56kbps), que era a velocidade máxima de conexão nas linhas analógicas convencionais. Para velocidade acima desta seria obrigatório optar por outra maneira de conexão do computador com o provedor. A essas soluções mais rápidas era atribuído o termo “banda larga”.
Hoje o conceito de "banda larga" pode apresentar diferentes definições dependendo do contexto e ser expresso de diferentes maneiras e a velocidade tem sido a referência mais comumente usada como indicador para definir se uma conexão é de fato banda larga. Isso porque na pratica é  quem vai afetar o grau de contentamento do usuário, que levará mais tempo para acessar as páginas e/ou fazer seus downloads, caso a conexão seja lenta.
Referente às definições de taxa de transferência, o Brasil ainda não tem uma regulamentação que defina a velocidade mínima de conexão, a Colômbia estabeleceu 1024kbps, os Estados Unidos 25Mbps. Lembrando que essas definições podem aumentar em larga escala, na proporção dos avanços das tecnologias de transmissão de informação.

Tempo necessário para baixar conteúdo on-line em diferentes velocidades de conexão
  Fonte: Broadband Commission, 2010. 



e deste contexto, é possível abstrair que o conceito de banda larga em cada degrau histórico da evolução da tecnologia, tende a abranger o que está acima do "mínimo aceitável", onde esse mínimo não seja necessariamente pouco, mas um mínimo em relação ao máximo possível. A exemplo disso temos a definição de países de primeiro mundo como os Estados Unidos que ostenta um "mínimo" não tão mínimo assim (25Mbps).

Cortesia da internet

E para você caro leitor.  Qual  a sua definição de banda larga? Qual seria a sua velocidade mínima aceitável?


Referências:
http://www.caminhosdabandalarga.org.br/2012/10/capitulo-1/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_larga

4 comentários:

Gê C. disse...

Adorei ❤

joao disse...

Luto por uma melhor qualidade de barda larga! Melhorou nos últimos anos, mas falta muito a avançar.

Unknown disse...

Amei muito, muito ❤

Cicero Miguel disse...

Recentemente foi divulgada uma noticia animadora quanto a velocidade de transferência de dados via conexão de rede. Foi aprovado pelo IEEE um novo padrão de conexão que permite a alcançar uma velocidade de até 5Gb/s. O mais interessante é que essa padrão novo não necessita de troca de cabos para que a rede possa utiliza-lo. Poderemos usar os mesmos cabos. O novo padrão parece mais com um otimização do padrão atual. Mas como os mesmos cabos Cat5 e Cat6 poderemos alcançar velocidades superiores. Isso é muito interessante pelo fato de não ser necessário alterar a estrutura da rede e trocar cabos. Segue link da matéria: http://adrenaline.uol.com.br/2016/09/29/45980/novo-padrao-traz-ate-5-gbps-pra-base-ja-instalada-de-cabos-ethernet-cat5-e-cat6/

Postar um comentário