sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Será WiGig uma nova tendência?

Poucos já devem ter ouvido falar a respeito do WiGig (Wireless Gigabit). De qualquer forma não vai demorar muito para você começar a se familiarizar com o nome, pelo menos segundo a Wi-Fi Alliance que anunciou em seu site oficial que o lançamento seria em breve (mais precisamente em 2016).

A tecnologia promete ser muito mais rápida que as redes Wi-Fi de hoje e deveria ter começado a chegar no mercado no final de 2015, mas, o lançamento foi adiado para 2016.

Assim como o Wi-Fi o WiGig pertence à família de protocolos IEEE 802.11, neste caso a 802.11ad, atualmente o Wi-Fi está em sua 5ª geração conhecida como 802.11ac.



WiGig originalmente foi desenvolvido pela WiGig Alliance. Em 2013, A WiGig Alliance uniu-se a Wi-Fi Alliance, consolidando a tecnologia WiGig e a certificação de desenvolvimento na Wi-Fi Alliance. Segundo a Wi-Fi Alliance, o WiGig amplia sua visão para conectar tudo e todos, e permite que complemente o uso do Wi-Fi tradicional.

Agora entrando no mundo mobile, os processadores da Qualcomm, a partir do snapdragon 810 estão sendo desenvolvidos com compatibilidade com o 802.11ad. Obviamente isso não substituiu o 802.11ac no seu roteador padrão, mantendo assim os 2 em coexistência. Um dos principais motivos para essa entusiasmada implementação da Qualcomm é que o 802.11ad consome pouca energia, além de sua altíssima velocidade.

WiGig provavelmente será concorrente do Bluetooth, uma vez que seu alcance é bastante limitado, o WiGig se mostrou ideal para soluções domésticas de transmissão de áudio e vídeo sem fio, podendo transmitir filmes em Blu-ray do computador, notebook ou smartphone direto para a televisão sem necessidade de cabos.




Contudo, o WiGig não substituirá o Wi-Fi tão cedo, por conta do seu alcance limitado (de 10 a 20 metros). Somente após alguns anos de atualizações e aperfeiçoamentos, assim como sofreu o Wi-Fi desde seu surgimento, poderemos dizer se haverá uma substituição. Portanto, o que podemos esperar do WiGig por enquanto é uma tecnologia capaz de fornecer alta velocidade de conexão e dispensar qualquer cabo para a transmissão de áudio e vídeo em alta definição a curto alcance, além de é claro transferência de arquivos entre dispositivos moveis e computadores em alta velocidade.

Referencias:
tecnoblog.net
wi-fi.org
tecmundo.com.br

wikipedia.org

0 comentários:

Postar um comentário